24 de março de 2010

Entre razões e emoções

(Sabrina Souza)

O título deste post e o nome da música do NX 0 é mera conscidência, meu intuito não é falar de música...risos. Ah, só pra constar o nome da música é "Razões e Emoções", ops...falei...

Nesta semana, li na Revista Superinteressante, a matéria que enfeitava a capa sobre "Intuição", e a frase que me chamou atenção foi: “As decisões que você toma sem pensar, num piscar de olhos, podem ser as melhores da sua vida – e as mais racionais também”.

No ímpeto da minha intuição decidi sem pensar e me “joguei”... ops, será que fiz a escolha certa?? Meu coração me dizia que sim, minha razão me dizia que não.

A vida seria muito mais simples se as pessoas pensassem menos nas consequências dos seus atos, das suas escolhas e se entregassem mais, ou não, como diria Caetano.

Citações à parte, realmente fiquei intrigada como ultimamente tenho feito coisas sem pensar nos efeitos, tenho agido por impulso e raras vezes lembro de consultar meu lado racional, que sempre dizia stop quando era questionado, e recalcava meus impulsos.

Agora, acho que este lado racional anda meio adormecido, será que isso é bom??

A vida sempre racional, as atitudes milimetricamente calculadas, quando muito praticadas, deixam as pessoas inertes aos acontecimentos, ao devir acelerado das oportunidades, embora razão seja por vezes essencial em determinados momentos.

O risco de tentar é maior que a frustração de não tentar? Se a resposta for sim, então desista. Agora, se você acredita que pode dar certo, vale a pena correr o risco, porque a sua atitude de tentar pode resultar em um grande acerto.

Como medir esses sentimentos opostos, qual a melhor forma de saber o momento certo de usar mais razão ou mais emoção??

Bem, essa pergunta eu não poderei te responder, afinal como diz o ditado, cada um sabe onde o seu calo aperta.